Saiba o que é e como usar um GPS

O GPS é um terminal inteligente que a partir de sinais emitidos de uma rede de 24 satélites, garante localização geográfica precisa em qualquer ponto do planeta. Temos hoje apenas um serviço de GPS que é fornecido pelo governo estadunidense, mas até 2008 deve entrar em operação seu concorrente europeu, o Galileu, que vai oferecer uma alternativa ao sistema único que existe hoje. O uso de qualquer modelo é relativamente simples, mas uma leitura prévia do manual e um pouco de conhecimento de orientação geográfica fazem uma enorme diferença. Se você deseja “pilotar” um GPS, se inscreva em algum curso que existe hoje em algumas cidades no Brasil, ou procure um amigo que tenha algum modelo e saiba lhe ingressar no fascinante mundo da navegação via satélite.
O mercado dispõe de vários fabricantes de receptores GPS e todos têm modelos de baixo custo, que podem ser instalados no painel do veículo ou mesmo levados a tiracolo, enquanto mapeiam os caminhos que estiverem sendo percorridos, fornecendo também a altitude e a velocidade com precisão. Alguns modelos possibilitam ainda que você descarregue os dados em um computador, que por sua vez plotará os pontos de navegação denominados way points ou land marks, dependendo do fabricante, em um mapa da região, deixando tudo perfeitamente sinalizado.

Rotas - Quando programado com antecedência, ele ajuda a localizar pontos no mapa, como uma trilha que alguém já percorreu anteriormente e mapeou com outro GPS. Em trabalhos de campo esse equipamento pode marcar a localização de um sítio arqueológico, um local de acidente, áreas ilegais de desmatamento, enfim, qualquer coordenada geográfica que for necessária.

Assim como qualquer outro equipamento de rádio, o GPS precisa ver o céu para receber os sinais transmitidos pela malha de satélites. Em trilhas fechadas é previsível que o equipamento não consiga obter sinal suficiente, nestes casos é melhor esperar alguns minutos no local até que as condições para cálculo da posição melhorem. Ou coloque seu instinto animal para trabalhar e escale uma árvore ou morro levando o equipamento até um ponto mais elevado!
O tempo ruim e nublado também podem atrapalhar modelos mais simples. Para operações mais delicadas, opte por um GPS que possibilite a colocação de uma antena externa, que deve ser instalada na parte mais elevada do veículo, como o teto ou bagageiro. Desta forma a visada é mais aberta para o céu do que se estivesse utilizando a antena interna do aparelho, dentro do veículo. Mas se o modelo não tem opção para antena externa, você deve fixá-lo no painel de forma que a antena fique mais próxima possível do pára-brisa e por conseqüência, mais próxima de uma “janela”, para melhor recepção dos sinais de satélites.