Range Rover comemora 40º aniversário

A Land Rover celebra esta quinta-feira, dia 17 de Junho, o 40º aniversário do incontornável Range Rover, o primeiro modelo de luxo com tracção integral (4x4), lançado em 1970 e que já conta com três gerações: Classic (1970), a P38a (1994) e a L322 (2001). Esta data especial assinala-se num ano em que a quarta geração do modelo será apresentada, no Salão Automóvel de Paris.
“A Land Rover tem um grande historial em termos de inovação de produtos. No entanto, o Range Rover continua a ser, provavelmente, o modelo mais importante que lançámos”, salientou Phil Popham, director geral do construtor britânico. "O Range Rover é, na verdade, quatro veículos em um", afirmou Phil Popham, explicando: "É um carro de luxo durante sete dias por semana, um veículo de lazer para conduzir em estrada, um carro de alto desempenho para as viagens de longa distância e um veículo para trabalhar no campo".

A história começou em 1970, com o lançamento da primeira geração do Range Rover - agora conhecida como Classic -, um modelo que conjugava a utilização no asfalto e fora dele, aliando o luxo exigido pelas elites ao potencial de um veículo de trabalho. A primeira geração do Range Rover usava um bloco em alumínio de 3,5 litros de cilindrada com tracção integral permanente, que o tornava no primeiro modelo de luxo equipado com esta opção. O habitáculo rompeu com qualquer 4x4 produzido até então, assumindo o requinte das grandes berlinas de luxo disponíveis no mercado.
Em 1994, surgiu a segunda geração, conhecida como P38a, mais eficaz, requintada e eficiente. Depois da aquisição pela BMW, a injecção de capital permitiu avançar com a terceira geração do modelo (L322), em 2001, que passou a contar com algumas variantes, caso do Range Rover Sport, lançado em 2005, com base no Discovery de 2004, e que se dirigiu a clientes que gostam do desempenho desportivo e cujo interesse principal é a condução na estrada. A versão mais recente atingiu vendas anuais superiores a todos os modelos anteriores.
De acordo com o fabricante britânico, no final de 2010 a icónica família Range Rover terá a sua gama alargada, com a introdução de um novo modelo, o LRX, mais pequeno e mais eficiente, que pretende ser o expoente do compromisso ambiental da marca, mas ainda pertencente ao segmento “Premium”, conforme o LusoMotores noticiou recentemente.