Entre matas e cachoeiras

Um roteiro para você tirar o 4x4 da garagem

Você está com seu 4x4 e não sabe o que fazer? Abasteça-se de água, isotônicos, guloseimas e CDs de moda de viola e vá conhecer a região rural vizinha à São Paulo. O caipira interior paulista ainda existe - com toda a caipirice que o acompanha: a culinária, a arte e a religiosidade. Então, meu caro, sempre é momento de se conhecer e preservar.

Fernão Dias. Atibaia é repleta de estradinhas que contornam sua bela represa e adentram ao interior até o sul de Minas e pela Serra da Mantiqueira. A cidade é provida de bons hotéis e restaurantes, além de doces portugueses como o pastel de Santa Clara. Mas vamos além, até Joanópolis por um caminho não convencional que começa 23 quilômetros depois do acesso à Rodovia D. Pedro sentido Jacareí, à beira da represa de Nazaré Paulista. Ali, um acesso secundário à direita o faz passar por baixo da D. Pedro e seguir por estradas de terra margeando a represa sentido Piracaia. Vale pela tranquilidade e pela bela mata, ainda preservada. Há de se ficar esperto com algumas bifurcações, mas gente disposta a informar não faltará ao longo do caminho.


Fora a presença da natureza e uma estrada estreita onde se deve ter cuidado com o pouco tráfego no sentido oposto, o roteiro não oferece conveniências. A infra só existirá no acesso a Piracaia, de onde também já se pode voltar por asfalto. Se a opção for seguir em frente, atravessa-se o Bairro do Pião e segue-se sentido Joanópolis. O roteiro muda quando se deixa as margens da represa. Começam algumas serras e já se pode ver a topografia acidentada. É um trajeto legal para quem quer experimentar terra e, em caso de chuva, aventurar-se com o 4x4.

Joanópolis já está na borda da divisa com o sul de Minas Gerais. A cidade oferece um contato bem real com os costumes do interior paulista, meio mineiro por lá, claro. O restaurante "O Caipirão" é a referência mais autêntica com seus pratos regionais. Há 15 quilômetros pode se visitar a maior cachoeira do Estado de São Paulo, a Cachoeira dos Pretos, com infraestrutura turística e belíssimo visual.