Veículos 4x4 encantam o público

Continuando nossa história sobre a origem da tração 4x4, vamos até o final da Segunda Grande Guerra. Neste momento o excedente gigantesco de veículos 4x4 dos aliados foi gradativamente sendo vendido a exércitos aliados de outros países e posteriormente repassados ao uso civil, espalhando desta forma a robustez e o novo conceito de veículo utilitário com tração nas quatro rodas.

Novo conceito
A história conta que a utilização para lazer dos jipes e caminhões 4x4 em geral, teve início entre as décadas de cinqüenta e sessenta. Mas existem registros de que já na Segunda Guerra a admiração que o jipe proporcionava seduziu outro mito, o controvertido Tenente-General George S. Patton, que tinha uma unidade GPW 1944 toda modificada para atender as suas exigências particulares, como pára-lamas extendidos, teto elevado, buzina a ar e faróis auxiliares.
Hoje este primeiro jipe descansa no Museu da Intendência em Fort Lee, Virginia/USA. Sem querer ele lançou moda!
Deste tempo pioneiro da tração 4x4 podemos destacar alguns modelos, que foram desenvolvidos a partir da plataforma dos valentes Bantam/Willys/Ford, como o Land Rover, a Patrol da Nissan, o Jeep propriamente dito, que ainda é fabricado sob licença pela Mitsubishi e pela indiana Mahindra e várias outras marcas ao redor do mundo. Confira alguns exemplos:

Considerado como um herói de aço da Segunda Guerra Mundial, nasceu no exército americano, teve o protótipo fabricado a duras penas pela Bantam, e após a sua aprovação teve o contrato de fabricação em larga escala dado à Willys Overland e pouco depois também à Ford. Atualmente a marca Jeep pertence à empresa americana Chrysler.


Marca que nasceu da necessidade inglesa de um produto similar ao americano, foi concebido a partir dos conceitos mecânicos do jipe e hoje tem personalidade própria. É o único 4x4 com carroceria feita em alumínio, solução encontrada pelos idealizadores em função da falta de aço no mercado inglês na década de 40.

Marca alemã que surgiu em 1948 para ajudar a reconstruir a Alemanha do pós-guerra. Seu primeiro objetivo foi auxiliar o homem nas lidas do campo, e por isso foi projetado para ser um "puro sangue" nas atividades fora de estrada. Hoje é fabricado de acordo com as necessidades do cliente, e infinitas são as versões possíveis para esse versátil utilitário, que é utilizado por empresas, exércitos e expedicionários.
Seu nome é a junção em alemão das palavras "UNIversales Motor Gerät", ou “Plataforma Universal de Força”, o que mostra a finalidade para que foi concebido, trabalho pesado em qualquer situação. No mês passado foi lançada a nova linha 2000, que é robusta como os primeiros modelos, mas com o design do novo milênio.

Toyota - Marca que já comemorou 45 anos de Brasil, iniciou a fabricação de seus primeiros 4x4 em finais da década de 40, no Japão, após a captura de alguns jipes americanos. Iniciaram as atividades no Brasil fabricando dos valentes Bandeirante, derivado do consagrado Land Cruiser.

Desenvolveu seus primeiros modelos por volta de 1950 e criou nesta época o Patrol, super 4x4 que hoje é sinônimo de durabilidade e tecnologia. Veículo repleto de recursos para enfrentar os piores terrenos do planeta, tem um espaço interno invejável e é considerado o rei do deserto, pelos aperfeiçoamentos que o tornam especial para enfrentar os desertos da Ásia, África e Oriente Médio.

Respeitada no mundo todo, seus modelos conquistaram também os brasileiros adeptos do fora de estrada, entretanto o que poucos sabem é que a Mitsubishi fabrica no Japão, sob licença, um jipe praticamente igual aos modelos CJ 3B da década de 50, só que equipado com motor diesel. Qual seria a aceitação dos brasileiros se esses modelos fossem comercializados por aqui?!

Pau-pra-toda-obra
Não foi somente para deslocamentos em áreas difíceis que esses veículos foram utilizados. Suas características de robustez mecânica e força foram muito exploradas nas mais diversas finalidades, e até a década de 70 no Brasil era comum acoplar a esses utilitários equipamentos como arados, bombas d’água, perfuradoras, escavadeiras, semeadoras, equipamentos de combate a incêndio, e toda uma variedade de implementos que os tornavam verdadeiros “pau-pra-toda-obra”.
Os tempos mudaram e a tecnologia se encarregou de equipar os modernos 4x4 com: tração integral permanente, direção hidráulica, freios ABS, Air Bags, motores turbinados, ar condicionado, vidros elétricos e até computador de bordo.
A idéia de se ter um veículo em condições de alcançar qualquer lugar ainda é a tônica. Mas hoje em dia o conforto não poderia ser apenas recurso exclusivo dos carros de luxo. Temos também uma crescente procura por modelos 4x4 para uso apenas urbano, ou para viagens realizadas basicamente em rodovias asfaltadas, forçando desta forma os fabricantes a oferecerem mais conforto e beleza, o que muitas vezes os obriga a sacrificar algumas aptidões típicas de um veículo fora de estrada.